EDUCAÇÃO ESPECIAL

Licenciatura

Educação Especial

Seu diploma em 4 anos

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso de Licenciatura em Educação Especial tem o objetivo de formar profissionais para atuar na educação básica e/ou em atividades de ensino não formal junto a pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou necessidades educacionais especiais, com conhecimento teórico e prático na perspectiva da educação inclusiva, favorecendo a atuação criativa, crítica, ética, interdisciplinar e comprometida com o desenvolvido das potencialidades das crianças e jovens, garantindo seus direitos e promovendo a sua participação social.

 

OBJETIVO DO CURSO

 

Possibilitar ao aluno que:

  • Conheça as especificidades do público alvo da Educação Especial;

  • Desenvolva habilidades para acompanhar o desenvolvimento integral dos alunos que demandam atendimento educacional especializado nos ambientes educativos formais e não formais;

  • Compreenda as possibilidades das Tecnologias Assistiva como recurso que favorece a prática educativa inclusiva;

  • Aprimore a sensibilidade, a criatividade e a iniciativa através do contato direto com a diversidade e as dificuldades educacionais;

  • Sugira e participe de projetos de cunho educacional que supere a invisibilidade dos sujeitos na sociedade.      

DADOS IMPORTANTES

Duração do curso: 8 semestres.

Grau acadêmico: Licenciatura.

Coordenação: Profª. Ma. Eliana de Cassia Vieira de Carvalho Salgado

Modalidade: EAD ou Semipresencial.

OPORTUNIDADES COM O CURSO

O campo de trabalho deste profissional é amplo, podendo atuar tanto na educação formal quanto na não formal. No âmbito da educação formal, o professor licenciado poderá atuar nos núcleos de apoio especializado, centros de Atendimento Educacional Especializado, salas de recursos multifuncionais, além de compor equipes multidisciplinares. No âmbito da educação não-formal, poderá desenvolver atividades pedagógicas em instituições com abordagem social, explorando recursos e tecnologias assistiva, de apoio ao enfrentamento das dificuldades oriundas de alguma deficiência, atuando consciente de seu papel na formação de cidadãos; estimular a autonomia, a criatividade, o enfrentamento das barreiras sociais, comunicacionais e educacionais, objetivando o aprimoramento da percepção dos diversos atores sociais.

DISCIPLINAS

1º Semestre

1. Estudos da Língua Portuguesa / 60h

2. Fundamentos das Ideias e Práticas Pedagógicas / 80h

3. Fundamentos Históricos da Educação Especial e Inclusiva / 80h

4. Políticas Públicas Educacionais e Profissão Docente / 80h

Total do Semestre: 300h

2º Semestre - Projeto Integrador I – Diversidade e Inclusão na Escola: cultura e identidades surdas

5. Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica / 80h

6.  Direitos e Acessibilidade para pessoa com Deficiência (20h) / 80h

7. Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem (20h) / 80h

8. Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS / 80h

9. Enfoques Teóricos e Metodológicos do AEE: Deficiência Auditiva (20h) / 80h

Total do Semestre: 400h

3º Semestre - Projeto Integrador II – Acesso e Permanência na Escola: estratégias pedagógicas de acessibilidade para deficiência visual

10. Educação Matemática para Deficiências Sensoriais (20h) / 90h

11. Ferramentas de apropriação da leitura e escrita para deficientes sensoriais (20h) / 90h

12. Princípios Teóricos e Práticos da Audiodescrição na Escola (20h) / 80h

13. Enfoques Teóricos e Metodológicos do AEE: Deficiência Visual (20h) / 80h

Total do Semestre: 340h

4º Semestre - Projeto Integrador III - Currículo, Inclusão e Inovação: práticas educativas frente aos desafios da deficiência intelectual

14. Escola e Currículo / 80

15. O Ensino da Arte para a Educação Inclusiva (20h) / 80

16. Gestão de Sala de Aula (20h) / 80

17. Enfoques Teóricos e Metodológicos do AEE: Deficiência Intelectual (20h) / 80

Total do Semestre: 320h

5º Semestre - Projeto Integrador IV - - Educação, Inclusão e Acessibilidade nos espaços socioculturais e artísticos

18. Educação Física, o Esporte e o Movimento numa Proposta Inclusiva (20h) / 80

19. Educação Ambiental para a Sustentabilidade (20h) / 80

20. Projetos Interdisciplinares em Educação Especial (20h) / 80

21. Tecnologias da Informação e Comunicação nas Práticas Educativas / 60

22.  Enfoques Teóricos e Metodológicos do AEE: Deficiência Física (20h) / 80

Total do Semestre: 380h

6º Semestre - Projeto Integrador V Ferramentas para o Ensino e Avaliação: mediação pedagógica para a superdotação / altas habilidades

23. Estudos da Matemática / 60

24. Metodologias do Ensino em Educação Especial (20h) / 80

25. Fundamentos da Didática / 80

26. Enfoques Teóricos e Metodológicos do AEE: Altas Habilidades/Superdotação (20h) / 80

27.  Avaliação da Aprendizagem: concepções e procedimentos (20h) / 60

Total do Semestre: 360h

7º Semestre - Projeto Integrador VI - O Transtorno Global do Desenvolvimento: o que podemos apreender?

28. Enfoques Teóricos e Metodológicos do AEE: TGD, Espectro Autista (20h) / 80

29. Docência e Pesquisa em Educação Especial (20h) / 60

30. Disciplina Optativa I* / 60

31. Tecnologia Assistiva (20h) / 80

32. Educação de Jovens e Adultos para Pessoas com Deficiência / 80

Total do Semestre: 360h

8º Semestre

33. Educação Juventude e Sociedade / 60

34. Gestão Escolar e o Projeto Político-Pedagógico / 80

35. Disciplina Optativa II * / 60

36. Avaliação Educacional e os Indicadores Institucionais do Desempenho Escolar / 60

Total do Semestre: 260h

Carga Horária das Disciplinas: 2720h

 

Componentes Curriculares C/H

Atividades Teórico- Práticas de Aprofundamento – ATPA / 200

Estágio Supervisionado / 400

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC / 60

Carga Horária dos Componentes Curriculares / 660

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 3380

 

Disciplinas Optativas*

Afetividade, Sexualidade e Deficiência / 60

Linguagens Culturais, Artísticas e Corporais / 60

Deficiência, Família e Sociedade / 60

Psicomotricidade na Educação Infantil / 60

*São oferecidas 4 (quatro) disciplinas optativas, sendo 2 delas escolhidas pelos alunos e cursadas nos 7º e 8º semestres. As disciplinas optativas serão oferecidas segundo a disponibilidade do NEAD-UNITAU, devendo o aluno cursar, no mínimo, duas dessas disciplinas dentre as quatro oferecidas no curso.

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