• RADIANTE

5 Benefícios da leitura!



Ler é um dos hábitos mais benéficos que existem, tanto no âmbito dos estudos, quanto no pessoal. Afinal, você já deve ter ouvido falar do seguinte jargão: “Quem lê, fala e escreve melhor”. Uma sentença que condiz com a realidade.


A leitura tem benefícios inquestionáveis e mesmo assim não se trata de um hábito dos brasileiros, já que as pesquisas revelam que, em média, as pessoas não leem mais do que 2,43 livros por ano no Brasil.


É evidente os malefícios desta falta de prática, principalmente quando vemos a deficiente capacidade de interpretação de texto da maioria das pessoas, o que resulta sempre em um empobrecimento de argumentos em debates, o que dá vasão para discussões improdutivas e atritos pessoais.


O baixo interesse pelos livros por grande parcela da população, está relacionado, principalmente, pelo baixo incentivo à leitura em todas as esferas da sociedade. No entanto, não podemos desistir de reforçar os benefícios desta prática.


Confira 5 benefícios:


Estimula a criatividade


As histórias apresentadas nos livros exploram diferentes cenários que estimulam a criação de imagens e de cenas que nos conectam a narrativa, o que nos faz mergulhar em novos universos que se desdobram em novas ideias e em novos pensamentos.


Exercita o cérebro


Enquanto lemos, realizamos uma quantidade maior de sinapses — conexões neurais, o que funciona como uma espécie de ginástica para o cérebro. Com isso, diversas funções cerebrais são favorecidas.


Melhora a concentração e a memorização


Funções cognitivas, como memória e concentração, também são bastante trabalhadas enquanto lemos. Ler é um excelente treino de atenção e um recurso eficaz para aprender a se concentrar.


Amplia o vocabulário


Ao ler um livro, sempre nos deparamos com novas palavras, que contribuem com uma escrita mais rica e elaborada.


Desperta o senso crítico


Interpretar dados e fatos, organizar o pensamento, formular sínteses e encadear ideias são habilidades importantes que se desenvolvem com o hábito da leitura, o que nos capacita com uma boa habilidade de argumentação.


Você ainda tem alguma dúvida sobre o poder da leitura? Não deixe de praticá-la! Comente abaixo... Você é um bom leitor ou ainda precisa melhorar?


63 visualizações0 comentário