• RADIANTE

5 Motivos para cursar uma Pós-graduação em Educação Especial


Profissionais capacitados para atender alunos com deficiência física ou intelectual e promover a sua integração no ambiente escolar são cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho. Por isso, se você quer construir ou avançar em sua carreira na área do ensino, a especialização em Educação Especial pode ser um caminho bem promissor.


A importância incontestável da educação inclusiva tem ganhado cada vez mais espaço nas pautas relacionadas à Educação, e seu poder transformador na vida das crianças é cada vez mais notório.


Mas, afinal, o que é exatamente a Educação Especial?


Educação especial é a área focada no atendimento e educação de pessoas com alguma necessidade especial. Seu objetivo é garantir um ensino de qualidade e promover a inclusão social.


Os profissionais desta área têm como foco desenvolver as habilidades, competências e potencialidades dos estudantes, levando em conta suas particularidades.


Ou seja, há uma devida adequação do ambiente, das matrizes curriculares e das ferramentas de acordo com as características de cada aluno.


Ao se especializar na área, o profissional pode atuar em escolas públicas, privadas ou especiais, e em todas as modalidades e níveis de ensino, além de centros de pesquisa, analisando os desafios e desenvolvendo pesquisas para agregar a área.


Sendo uma área em constante crescimento, é evidente que uma pós-graduação em Educação Especial pode fazer toda a diferença na carreira de um profissional da área de Educação.


Listamos 5 motivos para cursar uma pós-graduação em educação especial:


1. Você desenvolve novas habilidades


Para promover toda a assistência necessária aos alunos com deficiência ou altas habilidades é necessário que o profissional seja habilitado em campos específicos: Libras (Língua Brasileira de Sinais), Sistema Braille, Deficiência Auditiva e Aperfeiçoamento em Deficiência Mental, dentre muitos outros.


2. Você participa de uma equipe multidisciplinar


O acompanhamento de crianças e jovens com altas habilidades ou deficiência é feito por meio de uma equipe disciplinar. Isso inclui educador, cuidador, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, psicopedagogo, fisioterapeuta e outros.


3. Você pode se tornar um especialista em tecnologias assistivas


As tecnologias assistivas são todos os recursos criados para melhorar a vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


4. Você se torna um agente transformador


Trabalhar com inclusão torna o profissional um agente transformador e um ser humano melhor, afinal, ele contribuirá ativamente com uma educação cada vez mais qualificada e sem barreiras.


5. Capacitação melhora sua carreira


Além de aprimorar seus conhecimentos e adquirir habilidades novas, você garante a formação continuada, algo essencial à carreira na educação. Afinal, quanto mais qualificado você for, maior o seu destaque no mercado de trabalho.


Então, aproveite os diversos cursos de pós- graduação que temos na área de Educação Especial e faça a diferença, tanto na Educação do nosso país, quanto na sua trajetória profissional!

52 visualizações0 comentário