• RADIANTE

Como definir o objetivo profissional em seu currículo

Na busca por um emprego, a elaboração de um bom currículo é sempre o primeiro passo, e, neste processo, muitos se questionam: é preciso definir um objetivo profissional?


Muitos acreditam que o foco desse documento deve ser a experiência profissional e a formação acadêmica, no entanto, expor o seu objetivo profissional mostrará ao recrutador que você sabe exatamente onde quer chegar. Ou seja, você tem uma meta a ser alcançada, e não é um daqueles candidatos que saem disparando o currículo para qualquer processo seletivo que aparece.


Para definir assertivamente o seu objetivo profissional, é preciso, primeiramente, relacionar as perspectivas do mercado com as possíveis áreas que possibilitarão o avanço em sua carreira.

Para isso, é preciso fazer um levantamento das suas áreas de interesse e identificar aquela com a qual tem mais afinidade, afinal, a realização pessoal é tão importante quanto a profissional.


Em seguida, é necessário analisar o mercado de trabalho, como as áreas de atuação, nível de empregabilidade e retorno financeiro que ele proporciona.


Depois destas análises e definições, a regra é bem simples: o objetivo profissional deve ser direto ao ponto, fácil de ser lido e sempre delimitar qual campo de atuação você quer, podendo ou não especificar ainda mais determinadas atividades pertinentes ao cargo.


No currículo, o objetivo profissional merece um lugar de destaque, pois é a partir dele que os recrutadores identificarão se o propósito do candidato é compatível com a vaga pretendida. Segue a ordem mais apropriada:


1- Dados pessoais;

2- Objetivo profissional;

3- Formação Acadêmica

4- Experiência profissional;

5- Dados complementares.


Conte-nos! No seu currículo, já possui objetivo profissional? Não deixe de compartilhar essa informação importante com aquele amigo que está em busca de uma oportunidade de emprego!


32 visualizações0 comentário