ARTES VISUAIS

Segunda Licenciatura

Artes Visuais

A partir de 8 meses

OBJETIVO DO CURSO

 

O curso de Segunda Licenciatura em Artes Visuais da EAD Unitau tem o objetivo de garantir ao licenciado formação profissional consistente e contextualizada, baseada na articulação entre os conhecimentos originários das linguagens da arte, com competências, habilidades e posturas que permitam ao professor, aqui formado, plena atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, de forma ética, crítica, inovadora e interdisciplinar.

Assim, o curso visa à capacitação para a produção, a pesquisa, a crítica e ao ensino da Arte e suas linguagens, contemplando o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento artístico, de modo a privilegiar a apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais, e da sensibilidade estética por meio do conhecimento de estilos, tendências, obras e outras produções plásticas e visuais, revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área das Artes Visuais.

 

PÚBLICO-ALVO

Os cursos de Segunda Licenciatura destinam-se a graduados, Licenciados em qualquer área, como, por exemplo: Física, Química, Biologia, Pedagogia, História, Geografia, etc., que busquem ampliar as áreas de atuação dentro do Magistério.

 

PRÉ-REQUISITOS

  • Esteja apto para lidar com a educação formal e não formal, possibilitando a exploração crítica da produção artística nas inter-relações entre a arte, a cultura e a educação;

  • Desenvolva habilidades para acompanhar a evolução do pensamento científico em sua área de atuação e para experimentar e produzir conhecimentos específicos de linguagens, por meio da prática expressiva e da apreciação estética;

  • Aprimore a sensibilidade, a criatividade e a iniciativa pelo contato direto com as Artes Visuais;Elabore e execute projetos de cunho educacional e artístico.

METODOLOGIA

O professor licenciado em Artes Visuais deve desenvolver competências para atuar nas diferentes etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e Ensino Médio).

Além do ensino formal, o licenciado em Artes Visuais poderá atuar em instituições culturais (centros culturais, museus, galerias, teatros, etc.), ONGs, hospitais, hotéis, empresas de comunicação (agências publicitárias, gráficas, produção de eventos, TVs, etc.), entre outras instituições públicas e privadas. Nesses locais, o profissional formado em Artes Visuais poderá exercer diversas atividades, tais como monitorias, produção cultural, oficinas e ateliês, programação visual, direção de arte, montagem e curadoria de exposições, mediação cultural.

Atuar consciente de seu papel na formação de cidadãos, estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, objetivando o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais.

Portanto, a preparação do profissional de Artes Visuais se dará numa dimensão integrada e indissociável para o exercício da docência e para a gestão dos processos educativos escolares e não escolares, assim como para a produção e difusão do conhecimento do campo educacional.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO

1440 Horas

CERTIFICAÇÃO

Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário ETEP, com base no Convênio de Cooperação Técnico-Científico e Comercial, assinado em 09/03/2020, entre a Faculdade Educamais e o Centro Universitário ETEP.

 

ÚLTIMAS DO BLOG DA RADIANTE